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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

GANHE DINHEIRO ATENDENDO TODOS OS TIPOS DE CLIENTES


Hoje, o mercado de fotografia se encontra em uma evolução fantástica que é bem visível se pararmos para pensar. Tente lembrar como era a fotografia há 10 anos? Com essa evolução, surgiram infinitas oportunidades, dentre elas os consumidores que hoje buscam serviços fotográficos em maior quantidade e muitos deles dispostos a investir quantia alta em registros e lembranças. Dez anos atrás não se escutava falar em pacotes fotográficos que custasse cerca de R$20.000,00.

Apesar de toda a tecnologia de ponta, profissionais formados, super estúdios e etc, muitos ainda se perdem na definição dos pacotes de venda. Com isso deixam de obter lucro em todas as vendas que fazem por venderem pacotes sofisticados em baixo preço.

Existem clientes de várias classes sociais, variadas exigências, vários gostos e outras coisas mais que um profissional de fotografia tem que levar em consideração na hora de definir preços para poder oferecer pacotes específicos de acordo com a condição de cada um. O que acontece muito, é que o fotógrafo ou estúdio na maioria das vezes montam seus pacotes de venda com base nos que os seus concorrentes estão fazendo, mas esquecem de reconhecer a diferença entre seu público atendido (clientes). Como por exemplo, um pacote bem elaborado com requinte e sofisticação é vendido por R$5.000,00 para um determinado cliente e também é vendido pela metade do preço (R$2.500,00) para outro cliente que possui uma condição financeira diferente ou disponibilidade menor, mas com o mesmo nível de edição e criação, a mesma quantidade de profissionais envolvidos, o mesmo álbum, enfim o mesmo custo. Será que se pode ganhar dinheiro agindo dessa maneira? Acreditamos que não! Estão perdendo dinheiro, pois independente do valor cobrado, o preço de custo será o mesmo.

Preocupada com isso, a Clic Mais oferece cinco dicas para você cliente que se deixa levar e acaba agindo como seu concorrente:

1. Analise o perfil dos clientes que você atende ou pretende atender e monte pacotes de acordo com sua condição financeira ou disposição de investimento;

2. Diferencie os valores de cada pacote através de acabamentos diferenciados (do mais simples ao mais moderno);

3. Tenha diferentes tipos de edições e criações de imagens, cada uma equivalente ao valor do pacote escolhido pelo cliente;

4. Tenha diferentes tamanhos de álbuns, painéis, etc. Com isso você terá condições de diversificar os valores.

5. Resumindo, entregue ao seu cliente um serviço no nível em que ele se dispôs a gastar, desde a captura até a finalização do álbum.

O assunto abordado é na maioria das vezes pouco agradável, mas o que queremos é que todos vocês obtenham lucros em todos os contratos. Não sacrifique sua margem. Existem clientes de vários níveis para todos atenderem, basta se posicionar e aproveitar o que cada classe está disposta a investir, não é preciso disputar o mesmo cliente.

Enquanto tenta-se disputar o mesmo cliente de uma determinada classe, muitas vezes a outra classe fica carente de profissionais para ali atuarem. Ou seja, há excesso de fotógrafos ou estúdios querendo atender um determinado tipo de consumidor e uma grande carência em uma parcela de consumidores que em muitas vezes são mais simples porem numerosos, mas também traz lucro e rentabilidade. Ganhe dinheiro atendendo todos os tipos de clientes.

Boa Sorte e Boas vendas!